Através de uma transmissão webcast ao vivo, o multi-milionário Elon Musk apresentou a conclusão do primeiro túnel subterrâneo, materializado com a tecnologia de escavação rápida desenvolvida pela sua companhia, a The Boring Company, que se dedica à escavação e construção de túneis subterrâneos.

O novo túnel, que apenas é ainda um protótipo, tem 1,83 quilómetros de comprimento e é considerado já um grande avanço neste segmento de negócio – na transmissão, Elon Musk garantiu ter planos para criar uma rede subterrânea de alta velocidade, debaixo da segunda maior cidade da América, para veículos (de passageiros mas também de mercadorias) e pedestres.

O novo túnel foi construído no município de Hawthorne (Los Angeles, estado da Califórnia), onde a The Boring Company está sediada – o projecto agora apresentado faz parte de um projecto ainda maior, que visa construir uma rede subterrânea de ligações, conectando pontos logísticos ou locais com grandes fluxos de passageiros.

Musk estimou o custo total do túnel em cerca de 10 milhões de dólares (incluindo as despesas de escavação, infra-estrutura interna, iluminação, ventilação, sistemas de segurança, comunicações e uma pista), garantindo que a escavação feita através de métodos «tradicionais» de engenharia tem um custo muito maior e demora muito mais a ser concluída – Musk chegou mesmo a afirmar que os caracóis se movem 14 vezes mais rápido que a velocidade de uma máquina de tunelamento típica.

A The Boring Company está agora avançando com um túnel proposto para ligar o Dodger Stadium, da equipa de Los Angeles que integra a Major League Baseball, a uma linha de metro já existente. Recorde-se que em Junho de 2018, a Boring também foi seleccionada por Chicago para construir um sistema de transporte subterrâneo de 17 milhas, ligando o centro da cidade ao seu principal aeroporto.